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quarta-feira, 4 de abril de 2018

Português - 6º ano


O conto da mentira
Rogério Augusto
Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.
O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte…
Então, aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”. 
A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então, ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia…

1 – Identifique a ordem dos acontecimentos no conto:
(    ) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional.
(    ) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir.
(    ) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão.
(    ) Felipe conta inúmeras mentiras em casa.
A sequência correta é:
(a) 1, 2, 3, 4.
(b) 4, 2, 3, 1.
(c) 4, 3, 1, 2.
(d) 2, 1, 4, 3.

2 – O que motivou Felipe a reduzir as suas mentiras?
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3 – Releia:
“Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo.”
Explique por que, agora, Felipe não se sente culpado e com medo de contar mentiras:
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4 –Leia a tira a seguir, de Ziraldo, e responda.
 Resultado de imagem para No 3º quadrinho da tira acima, a expressão “compartilhar” indica

No 3º quadrinho da tira acima, a expressão “compartilhar” indica
(a) disputa.        
(b) competição.
(c) dividir. 
(d) trocar.

A CAUSA DA CHUVA
Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma conclusão.
  Chove só quando a água cai do teto do meu galinheiro, esclareceu a galinha.
  Ora, que bobagem! – disse o sapo de dentro da lagoa. Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.
  Como assim? – disse a lebre. Está visto que chove quando as folhas das árvores começam a deixar cair as gotas d’água que tem dentro.
Nesse momento começou a chover.
– Viram? – gritou a galinha. O teto do meu galinheiro está pingando. Isso é chuva!
– Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? disse o sapo.
– Mas, como assim? – tornava a lebre. Parecem cegos? Não veem que a água cai das folhas das árvores?
(Millôr Fernandes. Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985.)
              
5 – No trecho “Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos.”, a palavra em destaque tem sentido de
(a) desgastados.
(b) sedentos.
(c) agitados.
(d) comovidos.

6 – Os animais começaram a discutir sobre a chuva por que
(a) estavam preocupados com a possível falta de água.
(b) achavam que não mais iria chover.
(c) todos queriam explicar de onde vem a chuva.
(d) nenhum deles entendia de chuva

PNEU FURADO

O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonitinha. Tão bonitinha que atrás parou outro carro e dele desceu um homem dizendo “Pode deixar”. Ele trocaria o pneu.
­–  Você tem macaco? – perguntou o homem.
  Não – respondeu a moça.
  Tudo bem, eu tenho – disse o homem. – Você tem estepe?
  Não – disse a moça.
  Vamos usar o meu – disse o homem.
E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça. Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar. Dali a pouco chegou o dono do carro.
  Puxa, você trocou o pneu pra mim. Muito obrigado.
  É. Eu... Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.
  Coisa estranha.
  É uma compulsão. Sei lá.
(Luis Fernando Verissimo. Pai não entende nada. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 23.)

7 – O homem trocou o pneu do carro por que
(a) quis ser simpático com a moça.
(b) tinha compulsão por trocar pneus.
(c) era seu dever ajudar o próximo.
(d) não tinha estepe e macaco.

8 – “De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonitinha.”
A palavra em destaque no trecho aqui reproduzido expressa ideia de
(a) afirmação.
(b) negação.
(c) modo.
(d) tempo

9 – A reação do homem quando o dono do carro agradeceu por ele ter trocado o pneu foi de
(a) gratidão.                                 
(b) vergonha.
(c) medo.  
(d) timidez.

10 – Leia os versos iniciais do cordel “OS ANIMAIS TÊM RAZÃO”

Quem já passou no sertão
E viu o solo rachado,
A caatinga cor de cinza,
Duvido não ter parado
Pra ficar olhando o verde
Do juazeiro copado.

E sair dali pensando:
Como pode a natureza
Num clima tão quente e seco,
Numa terra indefesa
Com tanta adversidade
Criar tamanha beleza.

Essas duas estrofes do cordel buscam nos mostrar:
(a) a beleza do solo seco do sertão.
(b) a beleza do juazeiro se destacando na paisagem.
(c) o cinza do juazeiro.
(d) a umidade da caatinga.

11 – leia atentamente os versos do cordel “AS SEIS MOEDAS DE OURO”:

As cinco tribos viviam
Numa aldeia grande e bela
Os bairros iguais ao Centro
Sem resquícios de favela
E a terra dividida
Pra quem trabalhava nela

Viviam como as abelhas
Na mais completa união
Nenhum índio conhecia
O vírus da ingratidão
A peçonha da preguiça
Nem o veneno ambição

Os versos retratam que as tribos:
(a) viviam em guerras constantes
(b) viviam separadas.
(c) não eram ambiciosos.
(d) eram ingratas umas com as outras.


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