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terça-feira, 19 de setembro de 2017

História - 7º ano - Brasil Colônia

1-O cultivo da cana-de-açúcar era realizado em grandes propriedades, com trabalho escravo e o plantio quase exclusivo de cana em vasta extensão de terra. O açúcar produzido nestas condições era voltado para o mercado externo, isto é, para o comércio com a Europa. De acordo com o texto é correto afirmar que o mesmo faz referência as características gerais da produção açucareira
a) Na América Portuguesa
b) Na América Inglesa
c) Na América Estadunidense
d) Na América Espanhola

*Leia o texto abaixo e responda as questões 02,03 e 04-
“(...) A prática da comercialização de negros começou, em Portugal, no século XV, Em 1444, o navegador Gil Eanes, que dez anos antes havia ultrapassado o Cabo do Bojador, levou para lá uma carga de duzentos indivíduos, entre pretos retintos e outros clareados, pela mistura com sangue árabe ou berbere. A partir daí, cresceu o número de aventureiros envolvidos no transporte e na comercialização de sucessivos lotes de africanos escravizados. O comércio europeu de gente negra começou portanto, antes da descoberta do Brasil, como uma espécie de subproduto da exploração marítima da costa ocidental africana pelos capitães que o infante D. Henrique despachava do seu promontório de Sagres. (...)                                              
Antonio Rosério, Revista Nossa História, 02/2004, p. 63.

2-No Brasil o escravo indígena foi substituído pelo
a) Australiano
b) Americano
c) Africano
d) Italiano

3- No Brasil o escravo indígena foi substituído. De acordo como texto é correto afirmar que o argumento histórico que justifique tal substituição é que
a) A Coroa Portuguesa não proibiu a escravização do índio.
b) Havia grande possibilidade de lucros gerados pelo tráfico negreiro.
c) Haviam poucas unidades produtoras de açúcar.
d) A escravização do índio não aconteceu.

4-Ainda de acordo com o texto acima APRESENTE dois argumentos usados pelos portugueses para convencer os colonos a substituir o índio pelo negro nas atividades econômicas coloniais.

5-Ao longo dos séculos XVI e XVII, o bandeirantismo se consolidou como uma das mais ativas e significativas atividades econômicas do período colonial. Sem a disposição de boas armas ou material apropriado, vários homens se embrenhavam pela mata em busca de recursos que incrementassem o seu sustento. Em geral procuravam índios para serem apresados e vendidos como escravos; drogas do sertão; e realizavam a busca por metais preciosos ao longo do território percorrido.
*Qual destas definições expressa melhor o que foram as Bandeiras?
a) Expedições financiadas pela Coroa que se propunham exclusivamente a descobrir metais e pedras preciosas.
b) Movimento de fundo catequético, liderados pelos jesuítas para a formação de uma nação indígena cristã.
c) Expedições particulares que apresavam os índios e procuravam metais e pedras preciosas.
d) Empresas organizadas com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas.

GABARITO:
1 – A
2 – C
3 – B
4 – Defendia a ideia de que o negro era melhor trabalhador que o índio e que ainda, o índio era mais rebelde que o negro. Defendiam a ideia, com apoio dos jesuítas, de que índio tinha alma, portanto não poderia ser escravizado. Quanto aos negros, podiam ser escravizado, sem correr o risco de cometer um pecado.
5 – C


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