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segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Relações Humanas - setembro

O SIGNIFICADO DOS 7 DONS DO ESPÍRITO SANTO

01- Sabedoria: É o dom de perceber o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus. Ele nos fortalece nossa caridade e nos prepara para uma visão plena de Deus. O próprio Jesus nos disse: “Quando fordes presos, não vos preocupeis nem com a maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer. Porque não sereis vós quem falareis, mas é o Espírito do vosso Pai que falará em vós” (Mt 10,19-20) A verdadeira sabedoria traz o gosto de Deus e de sua Palavra.

02- Entendimento: É o Dom Divino que nos ilumina para aceitar as verdades reveladas por Deus. Mediante este dom, o Espírito Santo nos permite perscrutar as profundezas de Deus, comunicando ao nosso coração uma particular participação no conhecimento divino, nos segredos do mundo e na intimidade do próprio Deus. O Senhor disse: “Eu lhes darei um coração capaz de me conhecerem e de entenderem que Eu sou o Senhor” (Jr 24,7).

03- Conselho: É o dom de saber discernir caminhos e opções, de saber orientar e escutar. É a luz que o Espírito nos dá para distinguirmos o certo do errado, o verdadeiro do falso. Sobre Jesus repousou o Espírito Santo, e lhe deu em plenitude esse dom, como havia profetizado Isaías: “Ele não julgara pelas aparências, e não decidirá pelo que ouvir dizer, mas julgará os fracos co equidade e fará justiça aos pobres da terra (Is 11,3-4)

04- Ciência: É o dom da ciência de Deus e não da ciência do mundo. Por este Dom o Espírito Santo nos revela interiormente o pensamento de Deus sobre nós, pois “os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espírito Santo” (1 Cor 2,10-15).

05- Piedade: É o dom que o Espírito Santo nos dá de estar sempre aberto à vontade de Deus, procurando sempre agir como Jesus agiria. Se Deus vive a sua aliança com o homem de maneira tão envolvente, o homem, por sua vez, sente-se também convidado a ser piedoso com todos. Na Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios ele escreveu: “A respeito dos dons espirituais, irmãos, não quero que vocês permaneçam na ignorância. Vocês bem sabem que, quando vocês eram pagãos, eram facilmente atraídos para ídolos mudos. Por isso eu lhes declaro: todo aquele que é agora conduzido pelo Espírito de Deus não pode blasfemar contra Jesus. Bem como ninguém poderá dizer convictamente Jesus é o Senhor, a não ser movido pelo Espírito Santo” (1Cor 12,1-3).

06- Fortaleza: Este é o dom que nos torna corajosos para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia da vida cristã. Torna forte e heróica a fé. Lembremos a coragem dos mártires. Dá-nos perseverança e firmeza nas decisões. Os que estiverem dotados desse dom não se amedrontam diante de ameaças e perseguições, pois confiam incondicionalmente no Pai. Em Apocalipse vimos “Nada temas ante o que hás de sofrer. Por estes dias o demônio vai lançar alguns de vós na prisão, para pôr-vos à prova. Tereis tribulações durante algum tempo. Sê fiel até a morte, e te darei a coroa da vida” (Ap 2,10).


07- Temor de Deus: Este dom nos mantém no devido respeito diante de Deus e na submissão à sua vontade, afastando-nos de tudo o que lhe possa desagradar. Por isso Jesus teve sempre o cuidado de fazer em tudo a vontade do Pai, como Isaías havia profetizado: “Sobre Ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento. Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor do Senhor” (Is 11,2).

Atividade de Geografia - 9º ano - setembro

1) E Expressão "Oriente Médio" foi criada pelos europeus, no passado, para designar a região da Península Arábica, que se localiza a oriente
(a) da Europa
(b) da Ásia
(c) da América
(d) da África

2) Países do Oriente Médio que não possui Litoral
(a) Turquia e Iraque
(b) Arábia Saudita e Iêmen
(c) Afeganistão e Jordânia
(d) Catar e Irã

3) Concentra a maior produção de petróleo do mundo
(a) Norte do Afeganistão
(b) Golfo Pérsico
(c) Turquia e Sul da Síria
(d) Litoral do Mascate

4) Com exceção de Israel, os povos do Oriente Médio professam, predominantemente, a religião
(a) Cristão
(b) muçulmana
(c) budista
(d) judaica

5) A Bacia do Rio Jordão abrange as terras dos países citados a seguir, exceto
(a) Síria
(b) Líbano
(c) Jordânia
(d) Irã

6) A Índia localiza-se
(a) no sul da Ásia
(b) no leste da Europa
(c) no centro sul da América
(d) na região norte da Europa

7) Assinale a alternativa incorreta
(a) A Índia é o sétimo maior país do mundo.
(b) A Índia foi colônia britânica até 1947.
(c) A partir de 1920, teve inicio um movimento pela libertação da Índia do domínio britânico.
(d) A Índia é a menor democracia do mundo, e na Ásia, uma das mais recentes.

8) É a capital financeira e comercial da Índia
(a) Délhi
(b) Calcutá
(c) Mumbai
(d) Bengala

9) A Índia é um país de grande diversidade linguísticas, dentre elas podemos citar, exceto
(a) télugo 
(b) bengali
(c) marati
(d) indimês

10) Devido a cresças religiosas, os hinduístas consideram bois e vacas animais sagrados, portanto, não consomem carne bovina, por isso
(a) a Índia detém o maior rebanho do mundo.
(b) há apenas algumas poucas pessoas possui criação de gado
(c) na Índia não existe rebanho de gado.
(d) a Índia possui um pequeno rebanho.





Gabarito: 1) (a); 2) (c); 3) (b); 4) (b); 5) (d); 6) (A); 7) (D); 8) (C); 9) (D); 10) (A)

Atividade de Geografia - 8º ano - setembro

1) Em relação à distribuição das formas de relevo no território argentino, com base na figura B da questão anterior, responda:
a) No território argentino, quais formas caracterizam a porção oeste e a porção leste, junto ao estuário do Rio da Prata?
b) Que característica do relevo a leste possibilita a mecanização agrícola e seu melhor aproveitamento?
c) Indique as principais atividades econômicas da porção oeste da Argentina.

2) A respeito do impasse ainda existente sobre a posse das ilhas Malvinas ou Falklands, responda:
a) Qual é o principal argumento utilizado pela Argentina para reivindicar a posse das ilhas?
b) Por que a Argentina recusou a proposta do Reino Unido de se fazer um plebiscito com a população das Malvinas para resolver a questão da posse das ilhas?
c) Que aspecto natural tornou-se um complicador na resolução do impasse?

3) No período de governos militares, tanto no Brasil (1964-1985) como na Argentina (1962-1983), houve retrocesso ou avanço nas relações entre esses dois países? Nessa época, de que maneira o governo brasileiro conduziu a tentativa de isolamento da Argentina na Bacia Platina?

4) Nos primeiros anos, o Mercosul funcionou como uma zona de livre-comércio. A partir de 1995,
(a) transformou-se em um mercado comum.
(b) transformou-se em uma união aduaneira.
(c) transformou-se em uma região independente.
(d) o Mercosul se extinguiu.

5) O território da Venezuela se estende por 912.050 Km² e está situado
(a) na costa norte da América do Sul
(b) na parte central da América Central
(c) no oeste da América do Sul
(d) no norte da América do Norte

6) Há quatro regiões naturais da Venezuela ligadas a diversas atividades econômicas, podemos citar, exceto
(a) o litoral
(b) a região montanhosa da Cordilheira de Mérida
(c) os Lhanos
(d) o Planalto das montanhas

7) Leia:
I. Em sua porção leste, o litoral venezuelano é banhado pelo Oceano Pacífico.
II. O Rio Orinoco é o principal rio da Venezuela e um dos mais extensos do continente, com 2140 quilômetros.
III. Na porção norte da Venezuela, a costa litorânea se estende sobre o Mar do Caribe, onde se localiza a Península de Araya, na qual Cristóvão Colombo desembarcou em 1498 em sua terceira viagem à América.
Assinale a alternativa correta:
(a) apenas a I está correta
(b) a I e a II estão corretas
(c) a I, a II e a III estão corretas
(d) a II e a III estão corretas

8) Corresponde à região de planícies situadas na porção central da Venezuela, cobertas por savanas e em parte drenadas pelos afluentes da margem esquerda do Rio Orinoco:
(a) Os Lhanos
(b) o Maciço
(c) o Planalto das Guianas
(d) a Cordilheira de Mérida

9) Leia:
I. Localizado no sul do mar do Caribe, Trinidad e Tobago é formado por duas ilhas principais, que dão nome ao país, e por outras ilhotas.
II. A população de Trinidad e Tobago é formada principalmente por dois grupos: os afro-americanos e os descendentes de indianos.
III. Trinidad e Tobago eram colônias espanholas até passarem, em 1802, para o domínio inglês, obtendo a independência apenas em 1962.
Assinale a alternativa correta:
(a) apenas a I está correta
(b) a I e a II estão corretas
(c) a I, a II e a III estão corretas
(d) a II e a III estão corretas



Gabarito:
1) a) A oeste se encontram as Cordilheiras dos Andes e a leste, junto ao estuário do Rio da Prata, os Pampas.
b) O relevo de baixa altitude, plano e pouco ondulado.
c) A extração de petróleo e o cultivo irrigado de frutas. Na cidade de Mendonza, uma rede de canais coleta e distribui a água do degelo para irrigar os campos de frutas.
2) a) Os argentinos argumentam que já tinham se estabelecido na ilha em 1820 antes de serem expulsos pelos ingleses em 1833.
b) Porque a grande maioria da população da ilha é de origem britânica e seu voto seria pela permanência da soberania do Reino Unido sobre o território.
c) A descoberta de petróleo no arquipélago em 1993.
3) Houve retrocesso. O governo militar brasileiro se aproximou dos outros países da Bacia Platina, especialmente da Bolívia e do Paraguai, para garantir a influência política e econômica na região e isolar a Argentina.
4) (B); 5) (A); 6) (D); 7) (D); 8) (A); 9) (C)

Atividade de Geografia - 7º ano - setembro

1) Observe o mapa a seguir e, em relação ao Rio São Francisco, responda às questões.
a) Quais estados ele percorre?
b) Explique por que ele não é um rio temporário mesmo atravessando o Sertão.
c) Explique o que é o projeto de transposição do Rio São Francisco.
d) Quais foram as críticas feitas a esse projeto?

2) A criação de gado bovino desenvolveu-se no Sertão
(a) de forma gradativa, mas sem importância para a região.
(b) durante o século XX.
(c) desde o período da economia colonial, vindo do Agreste.
(d) através de técnicas modernas de manuseio.

3) Observe a tirinha:
A frase “Tem lugar, seu Zé, que a seca respeita cerca e cancela”, nos revela que
(a) os recursos para combate a seca na região Nordeste são bem distribuídos.
(b) os recursos destinados ao combate a seca muitas vezes não chegam aos que realmente precisam.
(c) o Nordeste não sofre mais com a seca.
(d) as terras nordestinas não são propícias para a agricultura.

4) Sobre o Sertão nordestino, podemos destacar que
(a) é a sub-região mais extensa do Nordeste.
(b) é a região do Nordeste que mais chove.
(d) é a região mais povoada do Nordeste.
(d) predomina o clima úmido.

5) Observe a imagem e Leia o texto:
(PORTINARI - Menino morto - Série "Os Retirantes")
"Iriam para diante, alcançariam uma terra desconhecida. Fabiano estava contente e acreditava nessa terra, porque não sabia como ela era nem onde era. (...) E andavam para o sul, metidos naquele sonho. Uma cidade grande, cheia de pessoas fortes. Os meninos em escolas, aprendendo coisas difíceis e necessárias. (...) Retardaram se, temerosos. Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, sinhá Vitória e os dois meninos."
(1938) (RAMOS, Graciliano. "Vidas secas". Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000.)
O quadro e o trecho retratam uma área geográfica e uma temática muito presentes no cenário político e cultural do Brasil nas décadas de 1930 e 1940.
Uma associação correta entre a identificação da área e duas temáticas está em:
(a) sertão semiárido: fome e êxodo rural.
(b) agreste nordestino: seca e imigração estrangeira.
(c) Vale do São Francisco: coronelismo e urbanização.
(d) Zona da Mata nordestina: latifúndio e mortalidade infantil.

Atividade de Geografia - 6º ano - setembro

1) De modo geral, o território brasileiro apresenta um relevo de altitudes modestas se comparado a outras áreas do mundo. Você sabe por quê? Explique.

2) Explique por que o Brasil é considerado um país de grandes recursos hídricos.

3) Você sabe o que é aquífero? Explique e aponte quais são os dois maiores aquíferos existentes no território brasileiro.

4) Explique o que é tempo atmosférico. Em seguida, caracterize-o nesse momento.

5) Na sua opinião, o tempo atmosférico influencia o seu dia a dia? Por quê?

6) Por que o tempo atmosférico pode mudar de um momento para outro? Você já percebeu essa situação?

7) Existe relação entre tempo atmosférico, clima e agricultura? Explique.

8) Os planaltos e chapadas da Bacia do Paraná se estendem pelos estados de
(a) Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
(b) Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Paraná.
(c) Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão e Bahia.
(d) Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Amazonas, Sergipe e Ceará.

9) Sobre as depressões, podemos destacar que
(a) não se originam do desgaste dos planaltos, pois não há ação dos agentes externos do modelado.
(b) originam-se do desgaste das planícies, provocado principalmente pela ação dos agentes internos do modelado.
(c) originam-se do desgaste dos planaltos, provocado principalmente pela ação dos agentes externos do modelado.
(a) originam-se do desgaste das montanhas, devido principalmente pela ação dos rios

10) A Região Hidrográfica da Amazônia tem como seu principal rio o Amazonas. A respeito dessa Região Hidrográfica, é certo afirmar que
(a) no curso inferior do Rio Tocantins foi construída a Usina Hidrelétrica de Tucuruí.
(b) o rio Parnaíba, com 1.414 km de extensão, é a divisa natural entre Maranhão e Piauí.
(c) Parte dos rios dessa região, que ocupam 4,5% do território brasileiro, apresenta regime temporário.
(d) abrange cerca de 45% do território brasileiro e se estende por países vizinhos.

Gabarito:
1) O território brasileiro não apresenta dobramentos modernos, e sim dobramentos antigos. Estes, ao longo do tempo geológico, sofrendo a ação dos agentes do modelado terrestre, foram desgastados, diminuindo as suas altitudes originais.
2) Por possuir, aproximadamente, 12% de toda a água doce superficial disponível no mundo. Isso se deve, entre outros fatores, à existência de um clima que assegura chuvas abundantes e regulares em quase todo o território brasileiro (à exceção de certas áreas do Nordeste do Brasil, de clima semiárido).
3) Aquífero é uma formação geológica que armazena água, representando grande reservatório natural subterrâneo desse líquido. O Aquífero Guarani, que abrange grande parte do Sul do Brasil e países vizinhos, e o Aquífero Alter do Chão, situado na Amazônia, são os maiores aquíferos existentes no território brasileiro.
4) Tempo atmosférico é uma combinação passageira dos elementos do clima, ou seja, de temperatura, de pressão e da precipitação atmosférica. A caracterização do tempo dependerá do momento em que o aluno responder a essa pergunta (ele pode dizer que está quente, chovendo etc.).
5) Espera-se que o aluno perceba que o tempo atmosférico influi na vida humana: uso de roupas adequadas segundo o tempo, programação de jogos, passeios etc.
6) O tempo atmosférico é influenciado pelos deslocamentos das massas de ar. Quando essas massas chegam a determinada localidade com suas características térmicas e de umidade, elas alteram o tempo local. Resposta pessoal.
7) Sim. A regularidade da natureza é um fato maravilhoso (estações do ano, períodos de chuva, seca etc.). A agricultura é guiada por essa regularidade. Por exemplo, as épocas de preparo do solo, de plantio, de colheita etc. seguem os períodos de seca e de chuvas.
8) (A); 9) (C); 10) (D);

Relações Humanas - agosto

A frase “A justiça tarda mas não falha” é muito conhecida e antiga, provavelmente você a ouviu de seus pais ou avós, e a escutou quando aconteceu alguma injustiça aos olhos deles.
Esta frase possui um efeito relaxante, pois insinua que algo de ruim irá acontecer com quem causou a injustiça, ou algo bom acontecerá ao injustiçado, nem que seja por causas naturais.
Justiça é o ato de realizar o justo para todos, equilibrar, igualar.
A definição de justiça pode variar, assim como a visão de justiça varia de pessoa para pessoa, cultura para cultura, país para país, etnia para etnia, classe social para classe social, tribo para tribo e etc..
Nem sempre a frase “A justiça tarda mas não falha” é real.
No Brasil, por exemplo, as pessoas estão acostumadas com a “justiça falha”, em um poder judiciário lento e que muitas vezes “erra” em seus julgamentos.
Como acontecem frequentemente problemas no judiciário brasileiro, algumas frases foram criadas à partir da “A justiça tarda mas não falha”, como por exemplo
  • “Justiça tardia nada mais é do que injustiça institucionalizada”;
  • “A justiça tarda, mas tarda demais”;
  • “A justiça tardia é injustiça”;
  • “A justiça tarda, mas não falha… Ou então você descobre que ela tarda pra falhar”;
  • “A justiça dos homens não tarda e nem falha ela não acontece”;
  • “A Justiça é como um trem que quase sempre tarda”;
  • “A Justiça de Deus, tarda mas não falha e, a dos homens é tardia e injusta!”;
  • “No Brasil a justiça tarda e ainda falha”;
  • “A justiça falha, mas não tarda”;
  • “A justiça tarda… e na maioria das vezes falha, justamente porque tarda demais”;
  • “A justiça de Deus vai chegar, ela tardará, mas nunca falhará! ”;
  • “Eu não desejo mal para ninguém, pois a justiça Divina mais cedo ou mais tarde vai cobrar os injustos.”
  • “A justiça tarda e prevarica”;
Existem dezenas de outras frases criadas a partir dela, as citadas à cima são apenas alguns exemplos.

 O que é Justiça?

Atividade de História - 9º ano - agosto

1. Para enfrentar a dominação inglesa na Índia, Gandhi propôs e liderou a resistência pacífica. Explique essa tática de luta.

2. Qual era o grande sonho de Gandhi em relação a Índia e o Paquistão?

3. Faça uma análise sobre a dominação britânica sobre a Índia.

4. Foi o argumento usado pelo homem que matou Gandhi:
(a) Acusou Gandhi de ser um radical, um extremista.
(b) Acusou Gandhi de fazer o jogo dos ingleses e tramar contra a Índia.
(c) O radical hindu acusou Gandhi de ser tolerante com os muçulmanos.
(d) De que Gandhi era tolerante com os hindus.

5. Por que você acha que o mundo imperialista desejava tanto a África?

6. Comente o pan-africanismo.

7. A África do Sul, país rico em recursos minerais, era habitada por povos negros e por descendentes de holandeses e ingleses (cerca de 15% da população). Essa minoria de brancos impôs à maioria negra uma série de leis segregacionistas.  Mas, é bom lembrar que a luta de um homem pôs fim a essa segregação na África do Sul:
(a) Gandhi
(b) Nelson Mandela
(c) John Russ
(d) Zoroastro

8. Nos primeiros anos de seu governo, Mao Tsé-tung estatizou as grandes empresas chinesas. Explique o que você entende por estatização.

9. Vamos ao texto!
Pela conferência ocorrida em Genebra, o governo do Vietnã do Sul também faria eleições para a escolha do Presidente daquele país. Mas, o governo sul-vietnamita, no entanto, suspendeu as eleições e implantou uma brutal ditadura no seu país. Além disso, retomou as terras distribuídas aos camponeses durante a luta contra a França e proibiu as aldeias de elegerem seus representantes. A Frente Nacional Libertadora, liderada pelos comunistas, começou a combater a ditadura. Percebendo que a maioria do povo vietnamita aderia ao Comunismo, os Estados Unidos decidiram apoiar o governo ditatorial instalado no Vietnã do Sul.
Qual era a preocupação dos Estados Unidos com a situação do Vietnã?

10. Leia e analise:
I. Durante os dois anos de luta contra a ditadura de Fulgêncio Batista, os “barbudos”, como os rebeldes eram chamados, foram ganhando apoio popular, tanto entre os camponeses quanto entre a população da cidade.
II. Medidas estabelecidas em Cuba pelo governo de Fidel Castro: reforma agrária; redução de 50% nos alugueis residenciais e nos preços dos medicamentos e nas tarifas telefônicas, entre outros benefícios para a população.
III. Em 1962, os Estados Unidos da América impôs um duro bloqueio econômico a Cuba.
Estão corretos:
(a) I e II
(b) I e III
(c) II e III
(d) I, II, III

Gabarito 1 Era uma tática de desobediência civil. Ou seja, os indianos eram incentivados a não usar e nem comprar produtos ingleses e a desobedecer também as leis inglesas.  2  Era forma uma única Índia.   3 pessoal    4 C  5 pessoal     6  Era a África para os africanos. Por sua vez, era um movimento político que também criticava o racismo.  7 B  8pessoal  9 Que o comunismo se ramificasse na região.      10 D

Atividade de História - 8º ano - agosto

1. Na época, a independência não foi aceita no Brasil todo. Em várias províncias, como Bahia, Piauí, Pará, Maranhão e Província Cisplatina, o povo pegou em armas para combater os portugueses que aqui moravam. Explique por que isso aconteceu.

2. No Piauí também ocorreu uma guerra pela independência, que se iniciou quando a Câmara de Parnaíba, cidade do norte da província, declarou-se favorável à independência. O general português Cunha Fidié e suas tropas partiram de Oeiras, então capital do Piauí, a fim de sufocar o movimento pela independência. Que nome recebeu esse movimento?
(a) Batalha de Jenipapo
(b) Guerra do Piauí
(c) Batalha dos Portugueses
(d) Guerra de Parnaíba

3. Como Portugal acabou por reconhecer a emancipação política do Brasil?

4. E os ingleses?

5. Independente de Portugal, o Brasil podia fazer suas próprias leis. Comente.

6. Poder estabelecido pela Constituição de 1824 que dava muitos poderes ao imperador:
(a) Poder Legislativo
(b) Poder Moderador
(c) Poder Judiciário
(d) Poder Geral

7. Como você analisa o Quarto Poder criado pela Constituição de 1822?

8. Explique o que motivou a criação do movimento conhecido por Confederação do Equador.

9. Comente a Questão Cisplatina.

10. Faça uma análise da economia brasileira durante o Primeiro Reinado.

Gabarito  1 Porque os portugueses não queriam perder seus privilégios aqui no Brasil.  2 A   3 Quando o Brasil pagou a quantia em dinheiro pedida pelo governo português.  4 Os ingleses reconheceram logo, pois tinham interesses comerciais no Brasil.  5. Prova disso foi a elaboração da Constituição de 1824.  6 B   7 Era o Poder exclusivo do Imperador, ou seja, na prática ele mandava sozinho.   8 Foi devido a criação de uma Constituição excludente, um imperador autoritário e os altos impostos.
9 Relaciona-se a uma província brasileira que ao conseguir sua emancipação passou a chamar-se Uruguai. Os brasileiros fizeram severas críticas ao imperador quando souberam que o mesmo havia concordado com a emancipação da província.   10 Era uma economia frágil e dependente do capital inglês.



Atividade de História - 7º ano - agosto

1. As viagens marítimas nos barcos a vela atuais são mais seguras do que forma no passado; os velejadores de hoje contam com instrumentos de precisão, alta tecnologia de informação, comida suficiente, conhecimento do regime de ventos, mapas e roteiros muito bem-feitos. Como você imagina as viagens marítimas no início das Grandes Navegações feitas pelos europeus durante os séculos XV e XVI?

2. Foi o país pioneiro nas Grandes Navegações marítimas:
(a) Espanha
(b) Holanda
(c) Inglaterra
(d) Portugal

3. Quais eram os perigos imaginários que os viajantes do Oceano Atlântico enfrentavam no século XV?

4. Qual era o objetivo principal das grandes navegações?
(a) Alimentar os pobres indígenas da América.
(b) Conseguir as especiarias e os artigos de luxo orientais.
(c) Conquistar o Brasil.
(d) Fugir do violento território europeu.

5. Explique por que os europeus queriam tirar o rico comércio do oriente do controle de árabes e italianos.

6. Qual era o empecilho dos europeus em navegar rumo ao Oriente pelo mediterrâneo?

7. No processo das grandes navegações, os portugueses invadiram as terras que passariam a se chamar Brasil. Como você analisa esse tipo de atitude de invadir?

8. Segundo país a se aventurar pelo oceano Atlântico no período das Grandes navegações:
(a) Espanha
(b) Portugal
(c) Inglaterra
(d) Holanda

9. Ceuta, no norte da África foi:
(a) onde os portugueses perceberam que as viagens pelo Oceano Atlântico seriam um fracasso e desistiram dessa aventura.
(b) a primeira conquista espanhola no campo das Grandes navegações.
(c) a primeira conquista portuguesa na África no campo das Grandes Navegações.
(d) o auge das Grandes Navegações, pois várias especiarias foram encontradas e levadas para a Europa.

10. Qual foi o primeiro documento escrito sobre o Brasil e por que, de certa forma, ele foi importante?

Gabarito  1pessoal  2 D    3 A crença de que a Terra era achatada como uma pizza e que aquele que se afastasse muito do litoral cairia em um abismo.
4B    5 Para que eles pudessem usufruir daquele rico comércio do Oriente.
6 Era o controle feito pelos italianos. 7 pessoal  8 A  9 C   10 Foi a carta de Pero Vaz de Caminha. Foi importante para os portugueses, pois dava uma noção de nossa fauna  flora.

 

Atividade de História - 6º ano - agosto

1. (A civilização micênica) Os aqueus ocupara, inicialmente, a Península do Peloponeso, no sul da Grécia, onde fundaram várias cidades, entre as quais Micenas; daí o nome o nome dado a sua civilização.  Por meio da navegação, os aqueus entraram em contato com os cretenses, de quem assimilaram  conhecimentos que, depois, usaram para dominá-los e assumir a liderança comercial no mares da região.
Como você analisa as invasões de territórios onde, inclusive, já havia os verdadeiros donos?

2. Explique o que você entendeu por cidade-Estado.

3. Foi a principal via de expansão dos antigos gregos:
(a) Foi o mar Mediterrâneo
(b) Foi o Atlântico
(c) Foi o oceano Indico
(d) Foi o oceano pacífico

4. A partir de 508 a.C., o político Clístenes promovem uma série de reformas populares que asseguravam a soberania do povo no governo da cidade; nascia assim a democracia. Comente o que você entende por democracia?

5. Cite os principais órgãos da democracia ateniense.

6. Informe qual era a função da Assembleia do Povo.

7. Apesar do fim da escravidão por dívidas, o número de escravizados em Atenas continuou grande, pois os homens ricos passaram a comprar cativos de outros lugares como, por exemplo, o Egito. E como a escravidão pode ser identificada nos dias de hoje?

8. Como era a vida das mulheres atenienses?
(a) Eram independentes do homem.
(b) Eram sempre dependentes de um homem.
(c) Uma vida de luxo e liberdade.
(d) As jovens ricas eram repletas de liberdade.

9. Como você analisa a situação da mulher nos dias de hoje?

10, Explique como estava dividida a sociedade espartana.

Gabarito  1pessoal  2 Eram cidades independentes entre si. 3 A  4 pessoal
5 Assembleia do povo e o conselho dos quilombos.
6 votava as leis, escolhia os magistrados decidia em que gastar o dinheiro público.
7 pessoal  8 B  9 pessoal   10 espartanos, os periecos, hilotas.

Atividade de Geografia 9º ano .... agosto

1. Aproximadamente 70% do território japonês é constituído por montanhas, o que dificulta o estabelecimento:
(a) da agropecuária
(b) da agricultura
(c) da suinocultura
(d) da apicultura

2. Ocupa 60% da área cultiva do Japão:
(a) arroz
(b) trigo
(c) cevada
(d) batata

3. Também chamado de (ilha) Formosa, separou-se da China continental em 1949, quando a revolução comandada por Mao Tsé-tung derrubou o governo e implantou o socialismo no país
(a) Taiwan
(b) Japão
(c) Cingapura
(d) Coreia do Norte

4. Em quase todos os países do Leste Europeu o socialismo foi imposto por tropas:
(a) italianas
(b) soviéticas
(c) alemã
(d) francesa

5. Apresenta agricultura modesta, que torna o país dependente da importação de alimentos. O setor industrial é diversificado, mas o uso intensivo do carvão como fonte de energia provoca enorme impacto ambiental. Atualmente possui IDH de 0,834, uma área de 48.845 km² e uma população de 5.400.000:
(a) Polônia
(b) República Tcheca
(c) Albânia
(d) Eslováquia


6. Separada pacificamente da Federação Iugoslávia em 1991, é um dos países mais pobre da Europa com IDH atual de 0,728:
(a) Hungria
(b) Montenegro
(c) Bulgária
(d) Macedônia

7. Observe a imagem:
Ela se refere a maior cadeia montanhosa do mundo, e está localizada na Ásia. Ela se refere
(a) a Cordilheira dos Antes.
(b) aos Alpes.
(c) a Cordilheira do Himalaia.
(d) as Montanhas Rochosas.

8. A Ásia é
(a) o continente mais populoso do mundo.
(b) o continente menos populoso do mundo.
(c) o segundo continente mais populoso do mundo.
(d) o terceiro continente mais populoso do mundo.

9. Localizados territórios iraquianos, foram  fundamentais para o nascimento e a manutenção da civilização mesopotâmica, na antiguidade
9a) os rios Yang Tsé-kiang e Hoang-Ho
(b) os rios Azul e Amarelo
(c) os rios Tigres e Eufrades
(d) os rios Nefre e Mekong


Gabarito: 1b - 2.a – 3.a - 4.b – 5.d - 6.d – 7.c – 8.a – 9.c

Atividade de Geografia 8° ano... agosto

1. O principal objetivo do acordo Nafta é:
(a) eliminar barreiras comerciais entre os países-membros, favorecendo investimentos e promovendo o respeito pela propriedade intelectual. 
(b) aumentar os acordos entre os países que participam do comercio internacional e diminuir os impostos sobre a importação comercial.
(c) colaborar com os transportes de produtos industrializados, que são levados para serem comercializados em países que fazem parte dos considerados desenvolvidos.
(d) diminuir o preço dos produtos industriais e incentivar o comercio internacional.

2. O Canadá apresenta densidade demográfica média de 3,1 habitante por Km², isso ocorre porque:
(a) A maior parte da terra está voltada para o cultivo e a agricultura.
(b) Quase 80% do território está sendo usado para a criação de Gado.
(c) Grande parte do território é irrigado por rios e grandes lados.
(d) Parte do território estão em áreas de alta altitude, onde as temperaturas são muito baixas. 

3. Dois idiomas são reconhecidos oficialmente no Canadá, o inglês e:
(a) o Italiano
(b) o escocês
(c) o francês
(d) o japonês

4. O México está localizado na:
(a) América do Norte
(b) América Central
(c) América do Sul
(d) África do Sul

5. A costa oeste ou ocidental do território Mexicano é banhada pelas águas frias do Oceano:
(a) Atlântico
(b) Pacífico
(c) Ártico
(d) glacial Antártico

6. A península de Iucatã, no México, guarda o patrimônio histórico da civilização:
(a) Asteca
(b) Maia
(c) Olmeca
(d) Rapa Nui

7. Tem cerca de 21 milhões de habitantes e se concentram quase metade das industrias e cerca de 20% da população do México:
(a) Guadalajara
(b) Acapulco
(c) Monterrey
(d) Cidade do México

8. A diversificação econômica atual de Brasil, México e Argentina se deve, entre outros fatores, ao fato de terem assumido, no passado,
(a) a dianteira na industrialização de suas economias em relação a outros países latino-americano.
(b) as dificuldade de produzir produtos como café, arroz e feijão para exportação internacional.
(c) a responsabilidade de importar produtos para os países desenvolvidos de forma legal.
(d) a inserção de impostos de produtos importados e a criação de empregos para estrangeiros.

9. Enquanto o México, em 1992, se aliou aos Estados Unidos e ao Canadá, o Brasil e a Argentina passaram a integrar
(a) A ONU
(b) a Nafta
(c) o livre-comercio
(d) o Mercosul

10. Brasil, Argentina e Chile destacam-se por terem diversificado mais intensamente o destino de suas exportações, sobretudo no mercado:
(a) Europeu
(b) Africano
(c) Asiático
(d) de ações internacionais

Gabarito: 1.a - 2.d - 3.c - 4.a - 5.b - 6.b – 7d - 8.a – 9.d - 10.c


Atividade de Geografia 7° ano... agosto

1) A região Nordeste do Brasil apresenta 1.554.257,0 quilômetros quadrados, essa área do território brasileiro apresenta grandes diferenças em aspectos como clima, vegetação, economia, entre outros. Nesse contexto, a região é dividida em quatro, processo conhecido como as sub-regiões do Nordeste. Essa divisão é composta por: A) Meio-Norte, Sertão, Zona da Mata, Agreste. B) Caatinga, Zona da Mata, Agreste, Sertão. C) Meio-Norte, Litorânea, Zona da Mata, Agreste. D) Amazônica, Sertão, Agreste, Litorânea. E) Litorânea, Meio-Norte, Sertão, Caatinga
Assinale a alternativa que apresenta as quatro principais sub-regiões do Nordeste brasileiro:
(a) Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.
(b) Zona da Mata, Recôncavo Baiano, Planalto da Borborema e Sertão Maranhense.
(c) Agreste, Polígono das Secas, Zona açucareira, Litoral norte.
(d) Sertão, Região da Caatinga, Cangaço e Norte Úmido.

2) O agreste alterna, de maneira geral, dois tipos de vegetação, que são
(a) Cerrado e cocais.
(b) Floresta equatorial e cerrado.
(c) Floresta tropical e mangues.
(d) Floresta tropical e caatinga.

3) Relacione corretamente as duas colunas:
( 1 ) Zona da Mata         
( 2 ) Agreste                   
( 3 ) Sertão                      
( 4 ) Meio-Norte    
(        ) Situa-se entre o Sertão e a Amazônia
(        ) Faixa que compreende a área litorânea
(        ) Abrange a maior parte das terras do Nordeste
(        ) Faixa situada entre o litoral e o Sertão

4) Contrastes sociais e econômicos afetam a região nordeste. Explique por que historicamente isso acontece?

5) A região Nordeste é conhecida também pela sua diversidade cultural. Destaque os ritmos musicais característicos da região.

6) Destaque os aspectos gerais da economia da Zona da Mata.

7) A região destacada no mapa a é conhecida como
(a) Zona da Mata.
(b) Agreste.
(c) Sertão
(d) Meio Norte.

8) Sobre a Zona da Mata, escreva “V” para as afirmações verdadeiras e “F” para as falsas:
(       ) A Zona da Mata corresponde à área de povoamento mais antigo do Brasil.
(       ) O plantio da cana-de-açúcar foi introduzido em 1530, na região.
(       ) Essa região é a menos desenvolvida e industrializada do Nordeste.
(       ) O Recôncavo Baiano destaca-se pela extração de petróleo.

9) A forma de relevo que caracteriza o Agreste na sua porção Norte:
(a) Serra da Ibiapaba.
(b) Serra Grande.
(c) Lençóis Maranhense.
(d) Planalto da Borborema.

10) Destaque sobre a importância do cultivo do algodão para algumas áreas do Nordeste


Atividade de Geografia 6° ano... agosto

1) De onde vem a lava que sai dos vulcões? Como você a descreveria?

2) o que faz a lava sair do interior da terra?

3) qual a diferença entre lava e magma?

4) O que é intemperismo? Quais são os principais fatores ambientais do intemperismo?
    
5) Analise a tirinha:

Ela retrata principalmente o desmatamento, que modifica a paisagem e também o relevo de uma região. Sobre o desmatamento, podemos afirmar que
(a) é uma ação praticada por todos os animais.
(b) é uma ação praticada pelo ser humano.
(c) é uma ação que não interfere no relevo.
(d) é uma ação que não é utilizada nos dias atuais.

6) A água da chuva, do derretimento do gelo e da neve tem três destinos:
(a) parte evapora e sobe para a atmosfera; parte se infiltra no solo e forma os lençóis de água subterrâneos e as fontes; e parte corre pela superfície terrestre, dando origens a enxurradas e torrentes, que abastecem os rios.
(b) parte evapora e infiltra no solo; parte formam as nuvens; e parte formam os rios.
(c) parte corre pela superfície terrestre, formando os lençóis; parte evapora e forma as nuvens, que congelam; e parte corre para os rios e mares.
(d) parte evapora e abastecem os rios; parte infiltra na atmosfera, formando os lençóis; e parte corre pela superfície terrestre, formando as nuvens.

7) Observe a imagem:
A modificação desse relevo, que se ocasionou em milhares de anos, é causada principalmente
(a) pela ação do homem e dos animais,
(b) pelo mal uso do solo pelo ser humano.
(c) pela ação da água e do vento.
(d) pelo movimento das placas tectônicas.

8) Observe a imagem:
Explique o que é: curso superior, curso médio e curso inferior.

9) Explique como se dá a ação do vento sobre o relevo: