Web Radio Sinfonia Jovem

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Atividade de Geografia - novembro - 9° ano

1) Depois da Ásia, a África é o continente mais populoso, com mais de 1 bilhão de habitantes, cerca de 14,7% da população mundial. Ainda sobre a África, podemos afirmar que
(a) é considerada o berço da humanidade.
(b) era totalmente desabitada quando os europeus a colonizaram.
(c) não há problemas sociais evidentes no continente.
(d) economicamente, está bem a frente dos demais continentes.

2) Sobre a distribuição da população no continente africano, a punica afirmação INCORRETA é:
(a) O clima árido das regiões desérticas dificulta a fixação humana. Nesses locais a densidade demográfica é inferior a 1 hab./km²
(b) No Vale do Rio Nilo e do baixo curso do Rio Níger a densidade demográfica é superior à 100 hab./km² devido à presença de terras férteis;
(c) As densidade também são elevadas em trechos onde houve maior contato histórico entre o mundo europeu e asiático, como as áreas litorâneas do Atlântico e do Mar Mediterrâneo
(d) O continente africano é o único em que há uma distribuição homogênea da população no território, devido as condições extremamente favoráveis a ocupação humana.

3) Segundo o critério étnico cultural, a África é dividida em
(a) África Ocidental e África Oriental.
(b) África do Norte e África Subsaariana.
(c) África Branca e África Negra.
(d) África Desenvolvida e África Subdesenvolvida.

4) Sobre a África do Sul, podemos afirmar que
(a) é o país de economia menos desenvolvida da África.
(b) não há presença de investimentos estrangeiros.
(c) Possui abundância de recursos minerais (está entre os maiores exportadores mundiais de diamante industrial e ouro).
(d) a atividade industrial é pouco diversificada.

5) Na África do Sul ocorre uma violenta segregação racial onde a minoria branca domina, política, social e economicamente a grande maioria negra. Essa segregação tem prejudicado as relações econômicas da África do Sul com os países americanos e europeus. É conhecido como: 
(a) Afrikander
(b) Boers
(c) Apartheid
(d) Semitismo

6) Explique por que, apesar de a maior parte da população da África Subsaariana se dedicar à agricultura, a região sofre de déficit de alimentos.

7) Quais fatores estão diretamente relacionados à difícil inserção dos países africanos no processo de globalização em melhores condições?
            
8) Aponte a regionalização da Oceania em grupos de ilhas.

9) Na África, dentro dos aspectos sociais, ocorrem muitas epidemias, e também é o continente com a maior ocorrência de desnutrição. Explique porque isso ocorre:

10) "É a única massa continental cortada pelo equador e pelos trópicos. Daí a ocorrência de uma sucessão de paisagens, até certo ponto homogêneas, tanto ao norte como ao sul do equador."
O texto melhor se aplica a
(a) América do Sul
(b) América Central
(c) Áustria
(d) África 





Gabarito: 1) a; 2) d; 3) b; 4) c; 5) a; 6) Vários fatores explicam essa situação: a valorização da agricultura comercial de exportação em detrimento da agricultura de produtos alimentares para subsistência; a baixa utilização de técnicas agrícolas modernas na agricultura familiar, implicando em baixa produtividade; as secas prolongadas, principalmente no Sahel; as guerras civis que dizimam plantações e dificultam a ajuda humanitária de alimentos. 7) A carência na produção de energia elétrica, na infraestrutura de transportes e de comunicação (vale sublinhar que a infraestrutura existente não visa à integração do território, mas apenas ao escoamento da produção das áreas mineradoras e agrícolas); o baixo nível de industrialização; e o baixo investimento em educação (pesquisa científica e formação de mão de obra especializada). 8) Melanésia, Micronésia e Polinésia. 9) pessoal. 10) d. 

Um comentário: