Web Radio Sinfonia Jovem

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Atividade de História - 9º ano - agosto

1. Para enfrentar a dominação inglesa na Índia, Gandhi propôs e liderou a resistência pacífica. Explique essa tática de luta.

2. Qual era o grande sonho de Gandhi em relação a Índia e o Paquistão?

3. Faça uma análise sobre a dominação britânica sobre a Índia.

4. Foi o argumento usado pelo homem que matou Gandhi:
(a) Acusou Gandhi de ser um radical, um extremista.
(b) Acusou Gandhi de fazer o jogo dos ingleses e tramar contra a Índia.
(c) O radical hindu acusou Gandhi de ser tolerante com os muçulmanos.
(d) De que Gandhi era tolerante com os hindus.

5. Por que você acha que o mundo imperialista desejava tanto a África?

6. Comente o pan-africanismo.

7. A África do Sul, país rico em recursos minerais, era habitada por povos negros e por descendentes de holandeses e ingleses (cerca de 15% da população). Essa minoria de brancos impôs à maioria negra uma série de leis segregacionistas.  Mas, é bom lembrar que a luta de um homem pôs fim a essa segregação na África do Sul:
(a) Gandhi
(b) Nelson Mandela
(c) John Russ
(d) Zoroastro

8. Nos primeiros anos de seu governo, Mao Tsé-tung estatizou as grandes empresas chinesas. Explique o que você entende por estatização.

9. Vamos ao texto!
Pela conferência ocorrida em Genebra, o governo do Vietnã do Sul também faria eleições para a escolha do Presidente daquele país. Mas, o governo sul-vietnamita, no entanto, suspendeu as eleições e implantou uma brutal ditadura no seu país. Além disso, retomou as terras distribuídas aos camponeses durante a luta contra a França e proibiu as aldeias de elegerem seus representantes. A Frente Nacional Libertadora, liderada pelos comunistas, começou a combater a ditadura. Percebendo que a maioria do povo vietnamita aderia ao Comunismo, os Estados Unidos decidiram apoiar o governo ditatorial instalado no Vietnã do Sul.
Qual era a preocupação dos Estados Unidos com a situação do Vietnã?

10. Leia e analise:
I. Durante os dois anos de luta contra a ditadura de Fulgêncio Batista, os “barbudos”, como os rebeldes eram chamados, foram ganhando apoio popular, tanto entre os camponeses quanto entre a população da cidade.
II. Medidas estabelecidas em Cuba pelo governo de Fidel Castro: reforma agrária; redução de 50% nos alugueis residenciais e nos preços dos medicamentos e nas tarifas telefônicas, entre outros benefícios para a população.
III. Em 1962, os Estados Unidos da América impôs um duro bloqueio econômico a Cuba.
Estão corretos:
(a) I e II
(b) I e III
(c) II e III
(d) I, II, III

Gabarito 1 Era uma tática de desobediência civil. Ou seja, os indianos eram incentivados a não usar e nem comprar produtos ingleses e a desobedecer também as leis inglesas.  2  Era forma uma única Índia.   3 pessoal    4 C  5 pessoal     6  Era a África para os africanos. Por sua vez, era um movimento político que também criticava o racismo.  7 B  8pessoal  9 Que o comunismo se ramificasse na região.      10 D

Nenhum comentário:

Postar um comentário