Web Radio Sinfonia Jovem

quarta-feira, 2 de março de 2016

TD GEOGRAFIA 8º ANO MARÇO

1) Antes do século XV, quais eram os obstáculos para o maior contato entre os povos?

2) Cite pelo menos duas consequências das Grandes Navegações dos séculos XV e XVI.

3)  De que modo os avanços tecnológicos nas telecomunicações e nos sistemas de transporte favoreceram o processo de globalização?

4) Aponte alguns fatores que contribuíram para o crescimento do comércio internacional nas últimas décadas.

5) Explique o que é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

6) Até aproximadamente o início dos anos de 1990 usavam-se as expressões “Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos” para designar três conjuntos de países. Explique o que eram esses conjuntos e por que não há mais sentido em referir-se ao “Segundo Mundo”.

7) A ordem internacional das últimas décadas iniciada com a 2ª Guerra Mundial, que se caracterizou pela oposição entre os Estados Unidos da América e a União Soviética, era representada pelos sistemas econômicos
(a) Liberal e Neoliberal
(b) Bipolar e Unipolar
(c) Capitalista e Socialista
(d) Periférico e Multinacionalista.

8) Considerando as características da economia global, marque (V) verdadeiro ou (F) falso.
(      ) A mundialização da produção é um fenômeno restrito às empresas dos países desenvolvidos, já que esses são os países que apresentam maior capacidade de produção e de consumo.
(      ) As decisões políticas e econômicas tomadas por um país podem refletir em vários países do mundo, e isso é explicado pela crescente interdependência entre as nações. ( ) O desenvolvimento tecnológico nas áreas de informática e telecomunicações facilitou o intercâmbio político e econômico, porém não favoreceu o contato entre diferentes sociedades e culturas.
(      ) A expansão dos fluxos financeiros e as inovações tecnológicas reduziram as disparidades econômicas existentes entre os países, já que todos passaram a fazer parte da economia global.
(     )Grande parte da produção e do comércio mundial é controlada por empresas que têm sedes nos países desenvolvidos e que se beneficiam das vantagens oferecidas pelos países subdesenvolvidos para que as filiais sejam instaladas neles.

9) Associe corretamente o tipo de desemprego às suas causas.
(A) Desemprego estrutural
(B) Desemprego conjuntural   
(      ) Substituição do ser humano pela máquina.
(      ) Redução temporária dos postos de trabalho.
(      ) Crise econômica.
(      ) Redução definitiva dos postos de trabalho.
(      ) Modernização das estruturas produtivas


10) Podemos encontrar, em cidades como São Paulo, Nova York ou Paris, jovens usando a mesma marca de tênis, frequentando uma mesma rede de lanchonetes, pedindo o mesmo hambúrguer e bebendo a mesma marca de refrigerante. Esses hábitos demonstram os efeitos:
(a) da divisão do trabalho.
(b) do processo de globalização.
(c) do grande número de jovens no mundo.
(d) da necessidade de consumir produtos novos.

Um comentário: