Web Radio Sinfonia Jovem

quarta-feira, 6 de maio de 2015

prova de História - 6º ano - 2º Bimestre

1 A escrita dos mesopotâmicos, utilizada principalmente em seus documentos religiosos e civis, era uma representação figurada evocando a coisa ou o ser. Ela era conhecida como escrita
a) uniforme.
b) biforme.
c) cuneiforme.
d) figurada.
2 A mais antiga coleção de normas penais econômicas e civis passou à História da Mesopotâmia com o nome de
a) Código de Hamurábi.
b) Alcorão.
c) Código de Drákon.
d) Lei das Doze Tábuas
3 A partir do III milênio a.C., desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, Estados teocráticos fortemente organizados e centralizados e com extensa burocracia. Acivilizações que surgiram as margens desses rios foram
a) Europa e América.
b) Egito e Mesopotâmia.
c) Mesopotâmia e África.
d) Etiópia e Egito.
4 Observe a imagem:

As pirâmides de Miquerinos, de Quéops e de Quéfren eram sepulturas reais, erigidas depois de 2780 a.C.. A pirâmide de Quéops, a grande pirâmide (no meio da foto), possui 138 metros de altura e mais de 6 milhões de toneladas de pedra. Essas pirâmides se localizam
a) no Brasil.
b) na Itália.
c) na Argentina.
d) no Egito.
5 Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:
a) permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade político e o domínio simbólico dos faraós.
b) sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África.
c) suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada.
d) a capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia.
6 A palavra Mesopotâmia significa
a) região entre florestas.
b) região entre rios.
c) região sem fronteiras.
d) região delimitada.
7 A sociedade egípcia estava dividida em dois grandes grupos sociais: os privilegiados (nobres, sacerdotes e funcionários administrativos) e os não-privilegiados (soldados, artesãos, camponeses e escravos).
Em relação à sociedade egípcia, podemos observar que
a) como a religiosidade no Egito Antigo era pequenos os sacerdotes possuíam pouca influência sobre a sociedade.
b) os escribas atuavam em todos os níveis da administração, fiscalizavam o controle das despesas do Estado e a arrecadação dos impostos.
c) os camponeses eram minoria na sociedade egípcia, eram muitos respeitados, já que forneciam alimentos para a população.
d) os vizires e os nomarcas eram muito explorados, já que pagavam impostos altíssimos.
8 Observe as imagens de atividades e de objetos produzidos pelos antigos egípcios, entre 2000 e 1000 a.C.


A observação das figuras nos permite afirmar que:
a) A agricultura, o artesanato e o comércio eram atividades praticadas pelos egípcios.
b) O animal era usado apenas como fonte direta de alimento.
c) A agricultura era praticada por trabalhadores livres assalariados.
d) O comércio era todo realizado por terra.
9 Enquanto a Babilônia era destruída, surgia no norte da Mesopotâmia um império guerreiro e conquistador. Esse império ficou conhecido como
a) Império Asteca.
b) Império Egípcio.
c) Império Inca.
d) Império Assírio.
10 Para os egípcios, tudo o que acontecia na sua vida diária dependia da vontade dos deuses. Por exemplo, as cheias do Nilo, uma batalha, um período longo de seca etc. Sobre a religião dos egípcios, podemos dizer que
a) eram monoteístas.
b) eram politeístas.
c) eram poliglotas.

d) eram hinduístas.

10 comentários:

  1. Gostaria de receber modelos de provas do 6 ao 9 ano com gabaritos , seria possível, se sim como devo proceder, tenho urgência. Poderia me contatar via. Watts? 67 9105-6071 meu nome é. Jose Alves. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de receber modelos de provas do 6 ao 9 ano com gabaritos , seria possível, se sim como devo proceder, tenho urgência. Poderia me contatar via. Watts? 67 9105-6071 meu nome é. Jose Alves. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por postar, ótima prova. me poupou a trabalheira de formular uma. VALEUUU

    ResponderExcluir
  4. Quero provas de história do sexto ano para o terceiro bimestre

    ResponderExcluir