Web Radio Sinfonia Jovem

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Prova de História - 7º ano - Araças - setembro de 2014

1) As Grandes Navegações foram importantes para a chegada dos europeus na Índia, pelo Mar, e na América. Sobre essa expansão marítima, pode‐se afirmar que
(a) teve Portugal como pioneiro
(b) não foi determinada pelo desejo de lucro da burguesia e dos reis
(c) foi determinada pela tomada de Constantinopla pelos turcos
(d) foi determinada pela sede de aventuras característica do europeu

2) Leia o poema, abaixo, sobre a conquista dos mares no início da era moderna.
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzamos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram sem casar
Para que fosses nosso ó mar!
Valeu a pena?
Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu.
Mas nele é que espelhou o céu.
PESSOA, Fernando. Mar português. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1960
De acordo com esse poema, a expansão marítima está relacionada a
(a) aliança com as cidades italianas.
(b) busca de uma rota comercial para as Índias.
(c) conquista de Portugal pelos mouros.
(d) descentralização do governo de Portugal.

3) O primeiro navegador a conseguir chegas até as Índias pelo mar foi
(a) Cristóvão Colombo.
(b) Pedro Álvares Cabral.
(c) Vasco da Gama.
(d) Américo Vespúcio.

4) Dentre as razões do pioneirismo português na Expansão Marítima dos séculos XV e XVI, podemos destacar
(a) a invasão da Península Ibérica pelos árabes e a conquista de Calicute pelos turcos.
(b) a assinatura do Tratado de Tordesilhas por Portugal e pelos demais países europeus.
(c) um Estado Liberal centralizado, voltado para a acumulação de novos mercados consumidores.
(d) uma monarquia centralizada, interessada no comércio de especiarias.

5)Observe a imagem e leia o texto:

“Enquanto os portugueses escutavam a missa com muito "prazer e devoção", a praia encheu-se de nativos. Eles sentavam-se lá surpresos com a complexidade do ritual que observavam ao longe. Quando D. Henrique acabou a pregação, os indígenas se ergueram e começaram a soprar conchas e buzinas, saltando e dançando (...)”
(retirado do livro: Náufragos Degredados e Traficantes. Eduardo Bueno.)
Observando a imagem e o texto, podemos afirmar que este contato amistoso entre brancos e índios preservado
(a) pela Igreja, que sempre respeitou a cultura indígena e ensinou a catequese.
(b) até o início da colonização quando o índio, vitimado por doenças, escravidão e extermínio, passou a ser descrito como sendo selvagem, preguiçoso e canibal.
(c) pelos colonos que escravizaram somente o africano na atividade produtiva de exportação.
(d) em todos os períodos da História Colonial Brasileira, porque a sociedade considera o índio como "o bom selvagem e forte colaborador da colonização".

6) Estima-se que por ocasião da chegada de Colombo, em 1492, viviam na América cerca de 54 milhões de pessoas. Essas pessoas pertenciam a povos bem diferentes entre si, não só na aparência ou no nome, mas também no modo de viver e pensar. Com relação a sua localização os Maias, os Incas e os Astecas viviam, respectivamente
(a) no Brasil, no México e na América Central.
(b) na Cordilheira dos Andes, no Brasil e no México.
(c) no México, no Brasil e nos Andes.
(d) na América Central, na América do Sul e no México.

7) Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram
(a) a captura e a venda do índio para o trabalho nas minas de prata do Potosí.
(b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.
(c) o canibalismo, o sentido mítico das práticas rituais, o espírito sanguinário, cruel e vingativo dos naturais.
(d) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.

8) Em relação a influência indígena na cultura brasileira, relacione as colunas abaixo:
(A) Na alimentação                              
(B) No folclore                                      
(C) Nos costumes                                
(D) No vocabulário   
(    ) samambaia, Curitiba, siri.
(    ) mutirão, uso de rede, banho diário.
(    ) batata doce, guaraná, palmito .
(    ) lendas do uirapuru, iara, Vitória-Régia.
A sequencia correta é
(a) D, C, A e B.
(b) A, D, B e C.
(c) D, B, A e C.
(d) A, C, D e B.

9) Entre as opções abaixo assinale a que representa parte da cultura indígena
(a) andar bem vestido com roupas de peles de animais.
(b) alimentavam de massas, doces, sucos e enlatados.
(c) acreditavam em muitos deuses, eram politeístas.
(d) usavam armas potentes como as usadas nas guerras atuais.

10) Os Astecas formaram um grande Império, muito avançado, com sua capital com população superior a muitas cidades da Europa na época. Onde se localizava o Império Asteca e qual sua capital?
(a) México e Tenochtitlán.
(b) Argentina e Tlaxcala.
(c) Suriname Yucatán.
(d) Peru e Astlán.

11) Estas cidades eram, respectivamente, a capital dos impérios asteca e inca:
(a) Cuzco e Tenochtitlan.
(b) Tikal e Palenke.
(c) Tlaxcala e Machu Picchu.
(d) Tenochitlan e Cuzco.

12) Os povos tupis acreditavam que o mundo sobrenatural influenciava seu cotidiano. Pensavam estar num mundo cheio de espíritos. Nesse sentido os pajés para esta sociedade eram
(a) homens ou mulheres mais velhos que por meio de presságios e adivinhações podiam curar ou elaborar profecias, sendo os intermediários entre a comunidade e o mundo sobrenatural.
(b) espíritos maléficos que perseguiam os indígenas e os possuía, tornando-os “selvagens”.
(c) espíritos que protegiam os animais contra a caça predatória praticada pelos indígenas.
(d) divindades controladoras dos raios e trovões, que guiavam as tribos nas suas peregrinações pelo mundo.

13) O objetivo dos portugueses quando começaram a colonizar o território brasileiro era
(a) a exploração do Pau-Brasil
(b) escravizar os Índios
(c) cultivar canaviais e produzir açúcar para vender na Europa
(d) somente criar um laço de amizade com os índios.

14) Qual o nome que se dava a troca realizada entre os Índios e portugueses?
(a) barganha
(b) Escambo
(c) catira
(d) comércio

15)  Quando chegaram à América, os europeus encontraram inúmeros povos que ocupavam o continente há milhares de anos. Estes povos posteriormente foram denominados povos pré-colombianos. Dentre os vários povos pré-colombianos, três se destacaram por terem, de certa forma, encontrado um desenvolvimento social bem avançado, formando verdadeiros Impérios. Estes povos eram
(a) os Portugueses, Astecas e  Jês.
(b) os Astecas,  Maias e Incas.
(c) os Maias, Astecas e Espanhóis.
(d) os Astecas, Tupis e Esquimós.

16) Os Incas habitavam
a) as Montanhas Rochosas.
b) a Cordilheira dos Andes.
c) a Planície Amazônica.
d) o México.

88 comentários:

  1. professor, você pode me enviar o gabarito pelo e-mail?
    nessinhalobo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Fico no aguardo ok!
    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Poderia divulgar o gabarito ou me enviar por email? beatriztborges@hotmail.com
    Desde já, grata.

    ResponderExcluir
  4. Por favor o gabarito.
    Agradeço
    mendeliza@live.com

    ResponderExcluir
  5. Me mande o gabarito, por favor
    kamilargs@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Me mande o gabarito, por favor
    nathalia.marquespedagogia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Poderia enviar-me o gabarito ,professor?
    zulmarmarques@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Por favor o Gabarito!

    leoprof.geozarife@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Por favor possibilidade de remessa do Gabarito!

    leleu_llc@hotmail.com

    obrigado

    ResponderExcluir
  10. POR FAVOR PODERIA ME ENVIAR O GABARITO

    ResponderExcluir
  11. POR FAVOR PODERIA ME ENVIAR O GABARITO

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de receber o gabarito. Email: danielab@stf.jus.br

    ResponderExcluir
  13. me manda o gabarito por favor polyany46@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Por favor,me envie o gabarito josifariapaiva@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Por favor,me envie o gabarito josifariapaiva@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Se puder me mande o gabarito: gabriele.b.franca13@gmail.com
    Muito obrigada.


    ResponderExcluir
  18. Se puder me mande o gabarito: gabriele.b.franca13@gmail.com
    Muito obrigada.


    ResponderExcluir
  19. Professor me mande o gabarito por favor. agdacol29@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Oi gostei muito mas por favor me manda o gabarito teresinha_jullya@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Oi gostei muito mas por favor me manda o gabarito teresinha_jullya@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Boa noite,
    Poderia me mandar o gabarito?
    ruianato@yahoo.com.br
    Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  23. Ola
    Poderia mandar o gabarito?
    andersonluciana@yahoo.com.br
    andersonluciana96@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. pode enviar o gabarito pra mim por favor!!!!

    ResponderExcluir
  25. oi,poderia enviar pra mim o gabarito vou deixar meu email:
    khassyvictoria25@gmail.com
    facebook: kassiany victoria .
    por favor !

    ResponderExcluir
  26. Por favor, o gabarito:
    kamilajhenefer13@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. o gabarito p favor....rosaneanj@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. me mande o gabarito por favor!!Obrigada
    luciene213@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Oi pode me enviar o gabarito
    ril.nunes10@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. gabarito por favor
    emersonnascimento.x@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Por favor me mande o gabarito urgente. Obrigada!
    mariajose020@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Boa noite poderia me enviar o gabarito.
    Renata.jorge.love@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Oi poderia me enviar o gabarito?
    Ligia lmcs-coelho@ig.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oi! poderia me mandar o gabarito? rosani.nozari@outlook.com

    ResponderExcluir
  35. Boa noite,
    Poderia me mandar o gabarito?
    Celiabbastos@bol.com.br


    Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  36. PODERIA ME MANDAR O GABARITO URGENTEMENTE ?
    natycalmeirao@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Oi professora podia me manda o gabarito por favor??
    gustavoomarquesdasilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Oi professora podia me manda o gabarito por favor??
    gustavoomarquesdasilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Olá! Poderia me mandar o gabarito? nelysbarros@outlook.com ou nelysbarros@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. Por favor me envie o gabarito? Agradeço desde já! suzartcarol@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. pode me enviar o gabarito, por favor.

    geraldaaguiarvzp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. pode me enviar o gabarito, por favor.

    geraldaaguiarvzp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. pode me enviar o gabarito, por favor.

    riverton.raul@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Oi pode me enviar o gabarito para mim,por favor.

    ivetebittencourt2129@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Oi pode me enviar o gabarito para mim,por favor.

    ivetebittencourt2129@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. Professor, você pode me enviar o gabarito pelo e-mail? tozatocida@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. OLA GOSTARIA DO GABARITO? jorgej156@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Olá gostaria do gabarito
    EsterPF49@gmail.com
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  50. ola gostaria de receber o gabarito
    ronislangelamartins@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. ola seus exercícios ficaram muito bom, foi bem elaborado.]
    Se possível gostaria de receber o gabarito
    bela12df@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Belinha, vc tem o gabarito dessas questões? poderia me enviar por favor? cardoso.monica32@gmail.com

      Excluir
    2. Olá! Vc recebeu o gabarito? Poderia me enviar?
      renata1soraya@hotmail.com

      Whats: 88 99976-3177
      Agradeço! Bjs

      Excluir
  52. olá, bom dia! alguém pode me enviar o gabarito por favor? cardoso.monica32@gmail.com

    ResponderExcluir
  53. Boa noite!
    Tem como enviar o gabarito por favor?
    elcione.r.vilela@gmail.com
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Vc recebeu o gabarito? Poderia me enviar?
      renata1soraya@hotmail.com

      Whats: 88 99976-3177
      Agradeço! Bjs

      Excluir
  54. Alguém poderia me mandar o gabarito?

    renata1soraya@hotmail.com

    Whats: 88 99976-3177
    Agradeço! Bjs

    ResponderExcluir
  55. Alguém poderia me enviar o gabarito? Email: nathalia_f.c@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. alguém poderia me enviar o gabarito?????Email:mmillemmateu@gmail.com

    ResponderExcluir
  57. alguém pd conferir se está certo?
    1-a
    2-b
    3-c
    4-b
    5-a
    6-d
    7-d
    8-a
    9-c
    10-a
    11-d
    12-a
    13-a
    14-b
    15-b
    16-d
    Por favor me responder no máximo hj á noite

    ResponderExcluir
  58. alguém pd conferir se está certo?
    1-a
    2-b
    3-c
    4-b
    5-a
    6-d
    7-d
    8-a
    9-c
    10-a
    11-d
    12-a
    13-a
    14-b
    15-b
    16-d
    Por favor me responder no máximo hj á noite

    ResponderExcluir
  59. Oi, alguém poderia me enviar o gabarito? obrigada

    ResponderExcluir
  60. Alguem pode me passar o gabarito por favor
    @gabizinharreis@gmail.com

    ResponderExcluir
  61. Poderia me enviar o gabarito para o email
    knc.nunes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  62. Por favor, alguém pode enviar o gabarito para mim pelo Whatsaap 988041044 ?

    ResponderExcluir
  63. queria o gabarito...
    ariadinajohny@gmail,com
    obrigado!

    ResponderExcluir
  64. Bom dia, por gentileza alguém pode me enviar o gabarito?
    patricia.monfilier@gmail.com.
    grata!

    ResponderExcluir
  65. Olá gostaria de saber o gabarito da prova de história email anacristina44087@gmail.com

    ResponderExcluir
  66. POR GENTILEZA, ALGUÉM PODERIA ME ENVIAR O GABARITO CORRETO DESTAS QUESTÕES: E-MAIL: ANACELIACUNHA@HGMAIL.COM

    ResponderExcluir
  67. POR GENTILEZA, ALGUÉM PODERIA ME ENVIAR O GABARITO CORRETO DESTAS QUESTÕES:

    E-MAIL: ANACELIACUNHAW@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  68. professor sera que poderia me enviar o gabarito urgente
    email: mayklyan2018@gmail.com

    ResponderExcluir
  69. Boa noite, gostaria de receber de receber o gabarito das questões em erikavianan@yahoo.com.br. Obrigada

    ResponderExcluir
  70. qual seria o gabarito, este gabarito estara certo

    ResponderExcluir
  71. GOSTARIA DO GABARITO ( LOPESVANESSA46@YAHOO.COM)

    ResponderExcluir
  72. Sou professora de história e por mais que sei as respostas poderia me enviar o gabarito no e-mail. arcontiraiana@gmail.com

    ResponderExcluir