Web Radio Sinfonia Jovem

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Prova de Geografia - 6º ano - EMEB São Benedito - 2º Bimestre - 2014

1ª) Leia o texto:
Você já imaginou como era o mundo há milhões de anos? Pois era bem diferente do que é hoje. Quando olhamos para o globo, vemos cada continente ocupando sua posição de sempre, formando um desenho que já conhecemos muito bem. Mas e se cada continente fosse a peça de um quebra-cabeça? Será que poderíamos montá-lo, formando um único e enorme pedaço de terra?
A resposta é sim. Só que, para vermos esse quebra-cabeça montado, teríamos que voltar no tempo uns 250 milhões de anos... Isso porque, naquela época, os blocos continentais que hoje estão espalhados pelo globo formavam um único e grande continente. Esse mega-continente foi se dividindo e suas partes foram se afastando até chegarem à posição que ocupam atualmente. Espera aí... Isso quer dizer então que os continentes se mexem?!
Fonte: CARNEIRO, Júlia Dias. Ciência Hoje das Crianças.
O texto acima nos informa que
(a) a Terra não se modificou com o passar dos tempos, mantendo a mesma característica de milhares de anos.
(b) nem sempre a Terra teve a formação atual, mas não ocorrem mudanças em sua formação atualmente.
(c) apesar da Terra ser bem diferente do que é hoje, os continentes não se modificaram.
(d) os blocos continentais formavam um grande bloco, porém este se dividiu, onde os blocos se afastaram, tomando a posição que ocupam atualmente.
Observe a imagem, e responda as questões 2 e 3

2ª) O planeta terra é envolvido por várias camadas, cada uma tem a sua função. Dentre elas,
a camada da terra que é composta por solos, montanhas e partes sólidas, é a
(a) Biosfera
(b) Litosfera
(c) Atmosfera
(d) Hidrosfera
3ª) A camada da terra que é composta por rios, lagos, aquíferos e oceanos é a
(a) Biosfera
(b) Litosfera
(c) Atmosfera
(d) Hidrosfera
4ª) No início de sua formação, há mais de 5 bilhões de anos, a Terra era diferente. O tempo foi passando e a superfície da Terra, os oceanos e a atmosfera foram se formando. Havia muitos vulcões e era impossível existir vida. As características, durante a transformação do planeta, que ajudaram a favorecer o desenvolvimento da vida foram
(a) o resfriamento lento do planeta, a formação de uma atmosfera e água no estado líquido. 
(b) a atmosfera e resfriamento rápido do planeta.
(c) os gases da atmosfera primitiva, que eram os mesmos da atmosfera atual e havia água no estado líquido em abundância. 
(d) a manutenção das altas temperaturas do planeta e vapor d’água na atmosfera.
5ª) Relacione corretamente:
(A) Lua
(B) Júpiter
(C) Sol
(D) Telescópio
(E) Órbita
(      ) estrela do sistema solar
(      ) caminho que um planeta percorre em torno do Sol.
(      ) satélite natural da Terra
(      ) maior planeta do sistema solar
(      ) instrumento utilizado para observar os astros
A sequência correta é
(a) C, A, B, D e E.
(b)C, E, A, B e D.
(c) E, B, C, A, e D.
(d) D, E, A, B e C.
6ª) O conjunto formado pelo Sol, pelos oito planetas e pelos demais corpos, como satélites naturais, os cometas e os asteroides é denominado
(a) Sistema Lunar.
(b) Sistema celeste.
(c) Sistema Solar.
(d) Sistema Celeste.

7ª) Alguns planetas do sistema solar tem satélites naturais. A Lua é o satélite natural da Terra. Dentro deste contexto, podemos destacar que os satélites naturais são
(a) planetas que giram ao redor do Sol.
(b) estrelas que brilham no céu.
(c) corpos celestes orbitando ao redor de um planeta.
(d) meteoros circulando no Universo.

8ª) Durante o ano, as temperaturas sofrem variações nas diferentes regiões do planeta. Essas variações são denominadas
(a) estações do ano, divididas em primavera, verão, outono e inverno.
(b) estações do planeta e dividem-se em primavera e verão.
(c) zonas térmicas, divididas em primavera, verão, outono e inverno.
(d) estações quentes e estações frias.
9ª) Observe a imagem:

Ao girar em torno de si mesma, ou seja, do próprio eixo, parte da Terra é iluminada pelos raios solares (dia/noite). Esse fenômeno recebe o nome de
(a) movimento de atração.
(b) movimento de rotação.
(c) movimento global.
(d) movimento de gravitação.

10ª) Leia o texto:
Uma dos mistérios mais intrigantes da ciência pode ganhar uma resposta dentro de 20 anos. É o que afirmam pesquisadores americanos do Instituto SETI.
Em reunião com parlamentares realizada em Washington, cientistas disseram que são capazes de encontrar extraterrestres até 2034 caso o ritmo atual de investimentos se mantenha.
"As chances de achar vida, eu penso, são boas. E, se acontecer, será nos próximos 20 anos, dependendo só do financiamento das pesquisas", afirmou Seth Shostak, astrônomo ligado ao Instituto SETI (sigla para Busca de Inteligência Extraterrestre, em inglês), organização que se dedica a esse tipo de pesquisa.
De acordo com os pesquisadores, três caminhos estão sendo trilhados na busca de vida fora da Terra. O primeiro deles consiste na análise dos corpos celestes mais próximos de nós.
"Pelo menos, meia-dúzia de outros corpos celestes que podem ter vida estão no nosso sistema solar", afirmou Shostak.
Um segundo método procura sinais de oxigênio e metano em outros planetas. Na Terra, estes dois elementos estão intimamente ligados à existência da vida.
Um terceira técnica usada por cientistas na busca de alienígenas tenta localizar possíveis sinais de telecomunicações transmitidos por extraterrestres evoluídos.
"Se nós estamos transmitindo sinais, talvez outras civilizações estejam enviando sinais em nossa direção", afirmou em Washington Dan Werthimer, pesquisador da Universidade da Califórnia.
Fonte: Exame
Para encontrar vida fora da Terra
(a) é fácil, pois não é necessário ter características parecidas com as de nosso planeta.
(b) precisam ser encontradas condições parecidas as que tem no planeta Terra.
(c) é preciso fazer mais investimentos, apesar de que os cientistas não acreditam que encontrarão vida fora do Sistema Solar.
(d) é necessário que se faça viagens tripuladas a todos os planetas conhecidos.


QUESTÃO BÔNUS
O satélite natural da Terra é chamado de
(a)   Cometa.
(b)   Sol.
(c)    Planeta.

(d)   Lua.

57 comentários:

  1. Respostas
    1. Pode enviar-me o gabarito para o meu e-mail: mmaiacampos20111@hotmail.com

      Excluir
    2. Poderia enviar o gabarito para meu e-mail? O mesmo é: mauriciocrisp@gmail.com. Grato pela atenção.

      Excluir
    3. Olá Professor gostei seu blog ajudou bastante na criação dos exercícios que eu estou tentando elaborar.

      Excluir
    4. Poderia me enviar o gabarito das questões para meu e-mail? gabriellasouza184@gmail.com

      Excluir
  2. Boa tarde! Poderia enviar o gabarito para o meu e-mail? tatiana.henrique08@gmail

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Poderia enviar o gabarito para o meu e-mail? tatiana.henrique08@gmail

    ResponderExcluir
  4. gabarito,por favor?
    evacatiaresende@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Gostaria que me enviasse o gabarito .
    gagafernandes11@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Gostaria que me envie o gabarito desta prova.elianacadete@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. gabaarito ?? podia me enviar ?
    soufight.games@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. gabaarito ?? podia me enviar ?
    soufight.games@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, poderia me enviar o gabarito?
    chardelon@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Poderia me enviar o gabarito? obrigada

    fatulipa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. GOSTARIA DE ADQUIRIR O GABARITO
    auzenir.ssm@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! Gostaria do Gabarito.
    thabitatotta@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Boa Prova
    Mas Quero o Gabarito
    Podem Mim Enviar?

    ResponderExcluir
  15. bom dia poderia enviar o gabarito para o meu email. patriciagottardi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. bom dia poderia enviar o gabarito para o meu email camilacaline@yahoo.com.br
    Grata.

    ResponderExcluir
  17. Me mande o gabarito sueliricardo222@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Pode me enviar o gabarito, por favor
    cirleab10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. ME ENVIE O GABRITO EDIVANIA.RODRIGUES@HOTMAIL.COM


    ResponderExcluir
  20. Me envie o gabarito por E-mail ciceroribeiro@uol.com.br ou Whats 19 997227134 grato

    ResponderExcluir
  21. Poderia me enviar o gabarito pelo meu E_mail???irineteoliveira857@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. ALGUEM PASSA ESSA GABARITO
    aandrea2434@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. gostei,poderia me mandar o gabarito.

    ResponderExcluir
  24. pode enviar o gabarito pro meu email
    maiarinhasoares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. gostaria de saber o gabarito . Rafaellab92@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Amei,gostaria de saber o gabarito mariaanasateles@Gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Interessante! Gostaria de saber o gabarito, por favor. Jhana_montys@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito dessa prova.Me envie o gabarito dessa prova, por favor email: miarfe_ara@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  29. Pode me enviar o gabarito por e-mail? paula.zimerer@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Poderia mim enviar o gabarito por favor .
    aninhaguriu@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Por favor eu queria o gabarito. Pode enviar para aagnnet@bol.com.br

    ResponderExcluir
  32. ADOREI.POR FAVOR,ENVIE O GABARITO.EMAIL elianaliloca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. OR FAVOR PRECISO DO GABARITO salvesdossantoscosta@gmail.com

    ResponderExcluir