Web Radio Sinfonia Jovem

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

atividades Geografia - 6º ano

Os pontos cardeais, também conhecidos como pontos de referência, são de extrema importância para a localização e a orientação geográfica. Os quatro pontos cardeais são: Norte, Sul, Leste e Oeste.
A utilização desses pontos contribuiu para as grandes navegações do período colonial, rotas comerciais, em guerras, além de auxiliar em trilhas, competições de rally, entre outras atividades.
Através do Sol é possível identificar os quatro pontos cardeais. Para isso, estique o braço direito para a direção em que o Sol nasceu (nascente). Pronto, você encontrou o ponto Leste. Em seguida, estique o braço esquerdo para a outra direção (ponto Oeste - poente). O Norte está à sua frente e o sul, atrás de você.

Forma de se obter os pontos cardeais
No entanto, é importante ressaltar que, durante o ano, o Sol nasce em pontos distintos. Sendo assim, não podemos afirmar que o Sol nasce sempre no ponto cardeal Leste. Portanto, essa metodologia indica os pontos cardeais em relação ao lugar em que estamos.
Além dos pontos cardeais, existem os pontos colaterais (nordeste, sudeste, noroeste e sudoeste) e subcolaterais (norte-nordeste, norte-noroeste, leste-nordeste, leste-sudeste, sul-sudeste, sul-sudoeste, oeste-sudoeste e oeste-noroeste).
Rosa dos ventos:

O CRUZEIRO DO SUL
O cruzeiro do sul é uma constelação que, no Hemisfério Sul, pode ser vista no céu durante quase o ano inteiro. As estrelas mais brilhantes dessa constelação estão dispostas aproximadamente em forma de cruz – daí o nome “cruzeiro” – e, há muito tempo, são usadas como referência para apontar a direção sul.

ATIVIDADES
1 – Qual a importância os pontos cardeais para a localização?
2 – Em que a utilização dos pontos cardeais contribuiu?
3 – Explique como podem ser identificados os pontos cardeais através do Sol.
4 – Além dos pontos cardeais, que outros pontos existem?
5 – O que é o Cruzeiro do Sul?
6 – Quando o Cruzeiro do Sul pode ser visto?
7 – Na localização, como o Cruzeiro do Sul é usado?

8 – Você já viu o Cruzeiro do Sul?

Nenhum comentário:

Postar um comentário