Web Radio Sinfonia Jovem

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Avaliação - 6º ano - História - setembro - Araças

O povo hebreu viveu durante muitos anos no Egito trabalhando como escravos. Diferiam-se culturalmente um do outro, inclusive no aspecto religioso. A afirmativa que expressa a diferença quanta a crença religiosa dos egípcios e dos hebreus respectivamente é:
a) monoteísta e politeísta.
b) teológista e monoteísta.
c) politeísta e monoteísta.
d) monoteísta e teologista.
Leia o trecho abaixo:
Os historiadores que pesquisam a história dos hebreus não contam com muitos vestígios da cultura material. Isso ocorre porque os profetas hebreus combatiam o uso de imagens, proibindo qualquer representação religiosa em esculturas, pinturas ou mesmo em cerâmica.
Além disso, restaram poucos vestígios arquitetônicos, destruídos nas guerras travadas contra assírios, babilônios, macedônios, persas e romanos.
Por essa razão, uma das principais fontes para a reconstituição do modo de vida dos hebreus são os estudos críticos da Bíblia. Confrontados com registros elaborados por civilizações que tiveram contato com esse povo, esses estudos constituem um documento importante para compor um painel da vida cotidiana dos hebreus.
Agora você é o historiador!
Analise com atenção um trecho da Bíblia:
“Eis que lahweh teu Deus vai te introduzir numa terra boa: terra cheia de ribeiros de água e de fontes profundas que jorram no vale e na montanha; terra de trigo e cevada, de vinhas, figueiras e romãzeiras, terra de oliveiras, de azeite e de mel... Nela nada te faltará!... Comerás e ficarás saciado, e bendirás a lahweh teu Deus na terra que Ele te dará.”
(Livro do Deuleronôm;o. 8, 7-10.)
Agora responda:
a) Qual a promessa feita por Deus aos hebreus? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Responda onde se localizava a terra prometida aos hebreus. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Relacione essa promessa com a importância da religião na vida dos hebreus. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quantos aos hebreus, é correta a afirmação que
a) foram o primeiro povo a elaborar uma religião monoteísta.
b) sua religião sempre foi politeísta.
c) sua religião era monoteísta e passaram a ser politeístas.
d) adotaram facilmente a religião politeísta dos romanos.
4ª “... essencialmente mercadores, exportavam pescado, vinhos, ouro e prata, armas praticavam a pirataria, e desenvolveram um intenso comércio de escravos no Mediterrâneo..." O texto refere-se à característica que identifica, na Antiguidade Oriental, os
a) fenícios.
b) hebreus.
c) caldeus.
d) egípcios.
Algumas civilizações da Idade Antiga, embora brilhantes, não formaram estados unificados, ou seja, sempre foram politicamente fragmentadas, mostrando o predomínio periódico de algumas cidades. São exemplos desse enunciado as civilizações:
a) persa e egípcia.
b) romana e hebraica.
c) sumeriana e romana.

d) grega e fenícia.

3 comentários: