Web Radio Sinfonia Jovem

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Atividade - História - 8º ano - dezembro 2013

1- A Era Mauá foi como ficou conhecido o processo rápido de desenvolvimento que ocorreu no Brasil durante alguns anos da segunda metade do século XIX. 
*O surgimento da “Era Mauá” deveu-se a: 

a) Acúmulo de capitais liberados com a abolição do tráfico.
b) Desenvolvimento da política imigratória.
c) Expansão da produção agrícola.
d) Rompimento das relações com a Inglaterra. 


2- A Revolução Praieira tinha influência liberal e pretendia combater o monopólio português do comércio e o poder da elite açucareira.Qual a afirmação CERTA em relação à Revolução Praieira, ocorrida na província de Pernambuco (1842-1849)?
a)Foi um movimento antilusitano que procurava a derrubada da Regência através do Partido da Ordem.
b)Defendia primordialmente o comércio a nível nacional para desenvolver a economia de trocas da província.
c)Pretendia a expropriação dos senhores da terra para a proclamação de uma república independente.
d)Foi um movimento popular que visava a reformas sociais, principalmente a nacionalização do comércio e a desapropriação dos engenhos.

3- A Guerra do Paraguai, encerrada em 1870, foi um acontecimento com profundas implicações para os Estados que nela se envolveram militarmente. Considerando seus efeitos sobre o Império Brasileiro, podemos afirmar que:
a)Vitória brasileira possibilitou a reanexação da Cisplatina ao território do Império, repercutindo favoravelmente na opinião pública nacional e internacional.
b)O Brasil, com a vitória, conseguiu anexar parte do território do norte do Paraguai, obtendo acesso livre à navegação dos rios Paraná e Paraguai, fundamental à comunicação com o Mato Grosso.
c) A vitória brasileira não satisfez a Inglaterra, que temia a afirmação do Brasil como uma grande potência econômica e militar na América do Sul.
d) Os ingleses buscaram atingir o Brasil com uma nova campanha contra a escravidão, levando à aprovação da “Lei do Ventre Livre”.

4- O conflito entre  essas nações aconteceu enquanto resultado de uma antiga disputa envolvendo a livre navegação no Rio da Prata. Possuindo um projeto de orientação expansionista, o governo de Solano Lopez se transformou em uma séria ameaça aos interesses econômicos que o governo brasileiro tinha na região. Buscando o apoio de grupos políticos uruguaios,uma das nações buscou controlar a navegação do Prata e assim limitar a influência econômica da outra nação naqueles territórios.De acordo com o texto é correto afirmar que o mesmo faz referência ao início do conflito entre
a) Brasil e Uruguai
b) Brasil e Argentina
c) Brasil e o Paraguai
d) Brasil e Espanha.


5- O escravo no Brasil é geralmente representado como dócil, dominado pela força e submisso ao senhor. Porém, muitos historiadores mostram a importância da resistência dos escravos aos senhores e o medo que os senhores sentiram diante dos quilombos, insurreições, revoltas, atentados e fugas de escravos.
a) Descreva o que eram os quilombos.

b) Por que a metrópole portuguesa e os senhores combateram os quilombos, as revoltas, os atentados e as fugas de escravos no período colonial brasileiro?


Nenhum comentário:

Postar um comentário