Web Radio Sinfonia Jovem

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Prova de História, 9º ano, 1º Bimestre

1. Observe a imagem, leia o texto:

"O odor fétido nos penetra garganta adentro ao chegarmos a nossa nova trincheira, a direita dos Éparges. Chove torrencialmente e nos protegemos com o que tem de lonas e tendas de campanha afiançadas nos muros da trincheira. Ao amanhecer do dia seguinte constatamos estarrecidos que nossas trincheiras estavam feitas sobre um montão de cadáveres e que as lonas que nossos predecessores haviam colocado estavam para ocultar da vista os corpos e restos humanos que ali haviam." - memórias do veterano Raymond Naegelen, que lutou na região de Champagne

O trecho e a imagem acima retratam uma fase da primeira guerra mundial, que foi

a) a guerra de trincheiras.

b) a guerra de movimento.

c) a guerra química.

d) a guerra fria.


2. Qual é o objetivo das Alianças Militares formadas no contexto da “Paz Armada”?
a) garantir mercados consumidores e fornecedores de matéria prima.
b) era garantir maior poder bélico e político, para contra atacar países rivais e também para defender países aliados.
c) exercitar o poder político e econômico na África e Ásia.
d) apaziguar os atritos entre os países europeus através de uma arbitragem imparcial e justa.

3. Assinale o fato que serviu de estopim para deflagrar a Primeira Guerra Mundial.
a) A assinatura do Tratado de Versalhes que tinha por base culpar os alemães pela corrida armamentista.
b) O revanchismo francês que não conseguiu superar a perda de territórios da Alsácia e Lorena para a Alemanha.
c) A deposição do czar da Rússia em virtude da Revolução Russa provocou revolta e reação dos demais paises europeus.
d) Em 28/6/1914, o arquiduque Francisco Ferdinando foi assassinado por um grupo de terroristas intitulado “Mão Negra”.

4. Quais os dois acontecimentos que definiram o desfecho da guerra a partir de 1917 ?
a) A saída da Rússia e entrada dos Estados Unidos no conflito.
b) A propagação do conflito as demais nações do globo e entrada dos Estados Unidos no conflito.
c) A saída da Rússia e a entrada da Itália no conflito.
d) Os Estados Unidos retiram-se do conflito devido ao processo revolucionário que acontecia na Rússia e a guerra Fria.

5. Em novembro de 1904, data da revolta, o trabalho de demolição das casas para abrir a Avenida Central, executado por cerca de 1800 funcionários, terminara, e 16 dos novos edifícios estavam sendo construídos. O eixo central da nova avenida fora inaugurado em 7 de setembro em meio a grandes festas, já com serviços de bondes e iluminação elétrica. A derrubada de cerca de 640 prédios através da parte mais habitada da cidade, um corredor que ia da Prainha ao Passeio Público. Era como abrir o ventre da velha cidade.
(José Murilo de Carvalho, Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi, SP, Cia das Letras, 1987. P. 93)
A revolta corrida no Rio de Janeiro, que está mencionada no texto é

a) a Revolta da Vacina, que significou uma reação das camadas populares da cidade do Rio de Janeiro à vacinação obrigatória determinada pelo governo.

b) a Revolta da Chibata, comandada pelo chamado “Almirante Negro”, que visava acabar com os castigos físicos dos marinheiros.

c) a Guerra de Canudos, onde o governo mandou invadir esse arraial.

d) ao Voto de Cabresto, onde as pessoas eram obrigadas a votar nos candidatos de seus patrões.

6. "Cabo de enxada engrossa as mãos - o laço de couro cru, machado e foice também. Caneta e lápis são ferramentas muito delicadas. A lida é outra: labuta pesada, de sol a sol, nos campos e nos currais (...) Ler o quê? Escrever o quê? Mas agora é preciso: a eleição vem aí e o alistamento rende a estima do patrão, a gente vira pessoa."

(Palmério, Mario. VILA DOS CONFINS)

Com base no texto é correto afirmar que, na República velha,
a) o predomínio oligárquico, embora vinculado à manipulação do processo eleitoral, estava longe de estabelecer qualquer compromisso entre "patrão" e empregados.
b) a campanha eleitoral levada a cabo pelos chefes políticos locais visava a atingir, principalmente, os trabalhadores urbanos já alfabetizados e menos embrutecidos pela "labuta pesada".
c) a transformação operada no trabalhador durante o período eleitoral representava a marca de um sistema político que estendia o poder dos grandes proprietários rurais, dos "campos e currais", aos Municípios e, daí, à capital do Estado.
d) o período eleitoral era o único momento em que os chefes locais se voltavam para os seus subordinados, impondo-lhes seus candidatos e dispensando-os dos trabalhos que "engrossavam as mãos".

7. Leia o texto:

MESTRE-SALA DOS MARES
João Bosco e Aldir Blanc

Há muito tempo na águas da Guanabara
o dragão do mar reapareceu
na figura de um bravo feiticeiro
a quem a história não esqueceu
conhecido como navegante negro
tinha a dignidade de um mestre-sala
e ao acenar pelo mar
na alegria das regatas
foi saudado no porto
pelas mocinhas francesas
jovens polacas e por batalhões de mulatas
rubras cascatas jorravam das costas
dos centros entre cantos e chibatas
inundando coração, do pessoal do porão
e a exemplo do feiticeiro gritava então
Glória aos piratas, às mulatas, às sereias
Glória à farofa, à cachaça, às baleias
Glória a todas as lutas inglórias
que através da nossa história
não esquecemos jamais
Salve o navegante negro
que tem por monumento
as pedras pisadas do cais.
A música se refere ao movimento dos marinheiros brasileiros conhecido como Revolta da Chibata, em reação aos castigos físicos e às condições de trabalho degradantes.
Assinale a alternativa diretamente referida ao contexto em que ocorreu esse movimento.

a) A avaliação, pelos meios operários, dos soldados e marinheiros como aliados em uma revolução social.

b) A inviabilidade do exercício da repressão por parte do governo central aos movimentos populares no início da República.

c) A regulamentação pelo poder militar das relações conflituosas entre os ex-escravos e seus patrões.

d) A adoção de uma política institucional para veicular uma imagem de população ordeira e de uma sociedade sem conflitos nos primeiros anos da República.


8. Após a Primeira Grande Guerra Mundial, no ano de 1919, foi criada uma instituição pelo então presidente americano Woodrow Wilson , tinha como principal objetivo de manter a paz mundial. Esta instituição era

a) a Liga das Nações.

b) a Tríplice Entente.

c) a Tríplice Aliança.

d) a Paz Armada.

9. A Tríplice Aliança era um acordo em que cada um dos países garantia apoio aos demais no caso de algum ataque de duas ou mais potências sobre uma das partes. A Tríplice Aliança foi o acordo militar entre

a) Portugal, França e Inglaterra.

b) os EUA, Alemanha e Itália.

c) a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Itália,

d) a Itália, a França e a Alemanha.

10. Dentre as afirmativas abaixo, uma das penalidades impostas à Alemanha pelo Tratado de era

a) manter um exército com um total de 100 combatentes.

b) repartir suas terras aos países vencedores.

c) destruir toda sua frota naval.

d) a obrigação de pagar pesadas indenizações aos vencedores.

6 comentários: